Secretária Municipal de Educação fala sobre o trabalho desenvolvido na Secretaria

por Rejane Oliveira publicado 24/08/2021 13h36, última modificação 24/08/2021 13h36

 

A Secretária Municipal de Educação Magda Maria Fuquisato participou da 29ª sessão ordinária no dia 16 de agosto de 2021 a convite dos vereadores para falar do trabalho desenvolvido na secretaria.

Na tribuna Magda apresentou um relatório da secretaria aos vereadores: a pasta conta com 238 servidores, sendo 207 efetivos e 31 contratados; 10 instituições de ensino, dentre escolas, CMEIS e o Projeto Curumim; 1522 alunos matriculados, 566 na educação infantil e 956 alunos no ensino fundamental anos iniciais e finais.

Dentre muitos assuntos explanados, a secretária explicou que as aulas retornaram no sistema híbrido – um tempo na escola outro em casa, porém poucos alunos compareceram. Com o retorno das aulas, a Secretaria de Educação enviou para a Secretaria de Saúde e Comitê de Enfrentamento a Covid-19 o protocolo de medidas segurança que será adotado nas escolas e no transporte dos alunos para a aprovação.

Para montar o ano na escola, Magda disse que foi feito uma adaptação para a cidade de acordo com o calendário escolar publicado na Resolução do ano anterior pela Secretaria de Estado da Educação, como foram elaborados também matrizes curriculares de 0 a 3 anos, pré-escola, anos iniciais e anos finais, todos baseados na BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Foi explicado que durante a pandemia foi publicado uma portaria no município sobre a entrega das atividades impressas aos alunos, de início semanalmente, quinzenalmente e quando esteve na onda roxa foi entregue mensalmente. As atividades são entregues aos pais nas escolas e aos alunos da zona rural, os motoristas entregam as atividades nas fazendas cadastradas. Embora os alunos não frequentassem a escola de forma presencial, os professores nunca deixaram de trabalhar, online ou de forma impressa, faziam que o estudo chegasse até aos alunos.

Magda esclareceu que o kit alimentação foi elaborado juntamente com uma nutricionista e são entregues a todos alunos cadastrados no Programa Bolsa Família.

Outro trabalho apresentado por Magda foi as apostilas elaboradas pela professora Michele para a educação infantil com conteúdo próprio; apostilas que serão confeccionadas e distribuídas aos alunos, visto que nesse período os alunos não possuem nenhum material didático.

Quanto ao retorno do funcionamento das creches, a secretária informou que estão avaliando a situação enquanto aguardam a 2ª dose da vacinação dos professores em setembro.

Os vereadores agradeceram a participação da Secretária Magda e parabenizaram-na pela competência e trabalho de excelência realizado na secretaria de educação.

error while rendering plone.comments