Câmara Municipal entrega Medalha Júlio César de Oliveira

por Rejane Oliveira publicado 17/12/2018 19h38, última modificação 17/12/2018 19h38

A sessão solene foi realizada na segunda-feira dia 3 de dezembro de 2018 na Câmara Municipal de Campos Altos e contou com a presença de todos os vereadores e de outras autoridades como o Prefeito Municipal Paulo Cezar de Almeida e da Secretária Municipal de Educação Magda Maria Fuguisato, além das diretoras, professores e familiares do professor Julinho e dos homenageados.

A comenda instituída no ano de 2017 tem por objetivo o reconhecimento e incentivo acadêmico de alunos em redes públicas municipais de Ensino Fundamental do 6º ano ao 9º ano, bem como na vivência de valores e atitudes éticas durante sua vida acadêmica no período avaliado. E assim, é escolhido anualmente quatro alunos, (um de cada ano cursado) das escolas municipais Amélia Franco e Joaquim Domingos da Silva, um aluno da educação especial da Escola Elos de Amor, e também um professor destaque das respectivas instituições para receber a Medalha Júlio César de Oliveira na Câmara Municipal. O nome escolhido para a medalha foi em homenagem ao saudoso professor Julinho, como era conhecido.

Os estudantes são avaliados pelos professores durante todo o ano.  Os nomes dos alunos indicados pela escola são levados até a Secretaria Municipal de Educação, onde é feita a classificação e repassada para a Câmara Municipal para a organização da homenagem. Os homenageados do ano de 2018 foram:

Escola Elos de Amor

Aluno: Alex Pereira da Silva

Professora: Elcia Nunes Pinto de Abreu

Escola Municipal Joaquim Domingos da Silva

Alunos: Jefferson Ryan de Souza Supriano

Ana Emellen de Souza Manoel

Ana Luíza Fernandes Salgado

Maria Vitória de Almeida Silva

Professora: Regina Vieira Simões

Escola Municipal Amélia Franco

Alunos: José Kaíque da Silva Melo

Renan Wallace de Morais

Amanda Maria de Andrade

Cauane Gervásio Teodoro

Professora: Eliana Valeriano Alves

As professoras agradeceram o reconhecimento, ressaltaram que a homenagem é de todos os professores das respectivas escolas.

O Prefeito Paulo Almeida e a Secretária de Educação Magda se pronunciaram, falaram da amizade que tiveram com o saudoso professor Júlio César de Oliveira, o Julinho, parabenizaram a Presidente Cléia e demais vereadores pela autoria da medalha para incentivo aos alunos da rede municipal de Educação.

Outro momento marcante da cerimônia foi a leitura da biografia de Julinho: “Nasceu em Campos Altos, em 20 de março de 1959. Era filho de Geraldo Estêvão de Oliveira e Lázara Maria de Jesus. Era o caçula dos seis filhos do casal.

Julinho, como era conhecido, mudou com seus pais para Uberaba para cursar o ensino médio no Colégio Dr. José Ferreira. Após concluído esta etapa, fez cursinho em Ouro Preto, Uberaba, Uberlândia, se preparando para prestar vestibular. E com todo seu esforço conseguiu passar na UFU - Universidade Federal de Uberlândia para o curso de Economia.

Nesse meio tempo, conheceu Nilda, sua namorada e mais tarde, futura esposa. Nas idas e vindas, entre Campos Altos e Uberlândia, Julinho se dividiu entre o amor e os estudos, e optou em abandonar o curso de Economia e voltar para Campos Altos para ficar perto de sua amada.

E aqui, junto com as amigas Cida Lopes e Tidão prosseguiu com os estudos, cursou Matemática e Física, ia três vezes por semana na cidade de Formiga.

E assim foi professor de Física e Matemática na Escola Estadual Pe. Clemente de Maleto durante anos e também na Escola Estadual José Cordeiro de Campos. Gostava muito de ler e aprofundar seus conhecimentos. Era de sorriso cativante, amigo, e carismático com alunos. Ainda trabalhava na Escola Pe. Clemente quando faleceu, deixou a esposa Nilda e o filho Luan com apenas 1 ano e dois meses. Julinho foi vítima de pneumonia, e nos deixou aos 33 anos de idade. Sua morte repentina abalou não só a família, mas a cidade de Campos Altos.”

Os demais vereadores parabenizaram os homenageados e relembram a trajetória do professor Julinho.