Câmara Municipal entrega Medalha Maria Abadia Mendes

por Rejane Oliveira 2 publicado 26/07/2023 08h35, última modificação 26/07/2023 08h38

Numa noite emocionante e com muitas lembranças foi realizada a sessão solene de Outorga da Medalha Maria Abadia Mendes, homenagem aos profissionais da saúde no enfrentamento da covid-19. A cerimônia aconteceu  dia 17 de julho de 2023 na Câmara Municipal de Campos Altos e contou com a presença de todos os vereadores, dos homenageados e seus familiares e também da família da senhora Maria Abadia Mendes.

A Medalha Maria Abadia Mendes foi instituída por meio da Resolução 219/2023 no dia 22 de maio do presente ano, de autoria da vereadora Dulce e aprovada pelos demais vereadores. A comenda será conferida uma única vez aos profissionais da saúde que trabalharam diretamente no tratamento dos pacientes com COVID.

Em março de 2020, a vida dos brasileiros mudou radicalmente. As notícias de um vírus de rápida propagação e alta letalidade, que parou a Europa, começaram a se tornar realidade também no nosso país. O distanciamento e isolamento social foram recomendados pela Organização Mundial de Saúde como forma de conter a disseminação do Covid 19. 2020 será um ano que vai ficar guardado na memória do brasileiro e também entrar para a história da humanidade. Um ano marcado pelo surgimento de uma pandemia que aterrorizou o mundo.

Como não seria possível entregar uma medalha a cada profissional da saúde, a comissão de honraria da Câmara Municipal selecionou 25 servidores para representar a todos os profissionais da saúde.

MARIA ABADIA MENDES, o nome escolhido para denominar essa Medalha; nome de uma mulher guerreira, esposa, mãe de família e que teve a vida ceifada pela covid-19 em 21 de agosto de 2020.

Maria Abadia Mendes nasceu no dia 27 de julho de 1933 na cidade de Catiara Minas Gerais. Era mais conhecida em Campos Altos por dona Maria do Vicente Lucas.

Casou-se com Vicente de Paula Mendes em 19 de maio de 1951 em Ibiá Minas Gerais, e logo depois mudaram-se para Campos Altos. Dessa união tiveram nove filhos, e com as bençãos de Deus a família só aumentou. Foi a avó de muitos netos, bisnetos, e conseguiu alcançar alguns tataranetos, privilégio que poucos de nós consegue.

Dedicou a sua vida para a família e amigos, era uma mulher trabalhadora e lutadora, pois cuidar dos filhos numa época de poucos recursos não foi uma tarefa muito fácil.

Ela nos deixou no ano de 2020, aos 87 anos, de uma forma repentina e muito triste, em virtude do vírus que veio para dilacerar as famílias.

Mas, dona Maria deixou muitas saudades na família Mendes, família que ela tanto estimava, uma família unida que a amou muito e através desta homenagem perpetuará sua história que foi construída com dignidade, bondade, coragem, e muitas lembranças felizes e alegres.

A autora da comenda, Vereadora Dulce fez a entrega das medalhas juntamente com Vitor Gabriel, neto de dona Maria e que também colaborou com a vereadora na idealização da comenda. Dulce em seu discurso agradeceu a todos profissionais homenageados pela coragem e esforço no enfrentamento da doença e deixou sua solidariedade à família Mendes e às todas famílias atingidas pela covid-19.

Os médicos homenageados foram:

1. Dra. Andreia Couto Domingos

2. Dr. Caio Ávila

3. Dr. Davi Sálvio Domingos de Souza

4. Dr. Dean Alves de Oliveira

5. Dra. Gabriela Kallil Abrahão Senna

6. Dr. Iago Samuel Ferreira da Silva

7. Dr. José Reinaldo Lemes

8. Dra. Monalisa Leal Martta Machado

9. Dra. Rosemeire Aparecida da Silva

Representando os enfermeiros e técnicos em enfermagem:

1. Cláudia Márcia de Oliveira Rodrigues
  2. Dircelena Ferreira Silvério Alvarenga
  3. Eliene Imaculada de Almeida
  4. Rosa Mônica Mateus Elias
  5. Rosimeire Oliveira Garcia
  6. Marli Nunes dos Reis
  7. Willer Borges Leite

A comenda também foi entregue às funcionárias do cargo de serviços gerais que também se doaram no enfrentamento à pandemia:

1. Cláudia Helena Batista
  2. Kênia Euzébio
  3. Lúcia Aparecida Meireles de Oliviera
  4. Marilene Machado
  5. Neuza Maria Mendes

Representando os agentes de saúde e os motoristas:

1. Mariana Cândida Davi
  2. Vera Lucia Gonçalves de Oliveira
  3. João Pessoa dos Santos

E por último, a Câmara não poderia deixar de manifestar a gratidão em nome do povo ao Secretário Municipal de Saúde Elias Borges por seu compromisso e liderança no enfrentamento da pandemia. Desde o início o secretário foi atuante, envidou esforços para que a população fosse protegida e preservada.

A Câmara Municipal agradeceu a todos os profissionais que juntos somaram esforços, coragem, e que trabalharam incansavelmente para tentar preservar e salvar as vidas dos campos-altenses. “Reconhecemos e valorizamos os momentos difíceis que todos os profissionais enfrentaram, mesmo estando presente aqui somente uma pequena parte dos profissionais, e que esta homenagem possa ser extensiva a todos”.   Vereadores da Câmara Municipal de Campos Altos.

OBS: Nem todos homenageados puderam estar presentes na cerimônia.