Câmara Municipal institui o Dia Municipal em Memória às Vítimas da COVID-19

por Rejane Oliveira publicado 27/10/2021 14h52, última modificação 27/10/2021 14h52

O município de Campos Altos, assim como a maioria das cidades brasileiras, enfrentou dias bastante difíceis devido a pandemia que assolou o mundo nos anos de 2020 e 2021.

A pandemia trouxe muitos efeitos na economia e na vida pessoal. A ameaça de contrair o coronavírus rondava a vida de todos e o medo tomou conta das pessoas; o distanciamento e o isolamento social tiveram um impacto negativo na saúde mental e no estilo de vida dos brasileiros, com aumento do sentimento de ansiedade e transtornos emocionais, enquanto nos hospitais, profissionais da saúde se arriscavam para salvar vidas, às vezes sem sucesso.

Campos Altos perdeu muitas pessoas queridas, muitas famílias foram marcadas pela dor e tristeza. Mas, com o surgimento da vacina, o sentimento de esperança e fé foram renovados de que dias melhores virão.

E assim tem sido, Campos Altos está há mais de vinte dias sem registrar um caso positivo para covid, mas os cuidados ainda são essenciais para conservação da saúde e vida de todos.

Por tudo que a população campos-altense enfrentou nos últimos dois anos, a Vereadora Dulce teve a iniciativa de apresentar o Projeto de Lei que institui no município o “Dia Municipal em memória às vítimas da Covid-19”. A data escolhida para este dia corresponde ao dia do primeiro óbito confirmado em nosso município, ocorrido em 17/07/2020.

O objetivo é não deixar cair no esquecimento os momentos de dor, medo e incertezas que a pandemia provocou em todos, enfatizando também a importância do serviço prestado pelos profissionais da saúde no enfrentamento e combate à doença, e da manutenção, difusão e valorização do sistema público e gratuito de saúde do povo brasileiro, que foram fundamentais para cuidar e salvar muitas vidas.

O Projeto foi aprovado por todos vereadores em 2º turno na sessão ordinária do dia 25 de outubro e seguiu para o Executivo para a sanção da lei.