Câmara Municipal presta homenagem ao Ex-Vereador Paulo da olaria

por Rejane Oliveira publicado 02/12/2019 09h51, última modificação 02/12/2019 09h51

Amor e solidariedade são palavras que resumiam o jeito de ser de Paulo Ferreira de Carvalho, o Paulo da olaria. Filho de Zoroastro Ferreira da Costa e Morvina Barbosa da Costa, nasceu no dia 1º de abril de 1940, no município de Perdões onde morou até 1950.

Era casado com Maria do Carmo de Carvalho e pai de 6 filhos, família de que teve orgulho e era a razão de sua vida.

Foi ministro extraordinário da eucaristia, cargo que exerceu por vinte anos participando de vários movimentos e pastorais.

Sr. Paulo, já vereador, foi um dos líderes do projeto da assistência social na época do Prefeito Ezequiel Pereira, “Plantando Solidariedade”, que incluía pessoas na agricultura familiar. O projeto deu certo que rendeu tanto com a plantação de mandioca que passaram a fabricar farinha. As famílias participantes do projeto na época receberam moradia no Bairro Boa Esperança.

Sr. Paulo também foi peça fundamental na construção do salão comunitário do bairro que recebe seu nome como homenagem, Salão Comunitário Paulo Ferreira de Carvalho; carregava tijolos em um saco para levar até a construção do salão.

Ingressou na política em 1997 quando foi eleito a vereador para seu primeiro mandato na Câmara Municipal. Ficou na vereança por três mandatos consecutivos e presidiu a Casa de Leis no ano de 2003. De sua iniciativa, no ano de 1999 foi instituído no quadro de honrarias da Câmara Municipal de Campos Altos a Medalha Madre Emanuella Favale, comenda em que as mulheres são homenageadas pelos vereadores no Dia Internacional da Mulher e recebem a Medalha de Honra ao Mérito por ser notoriamente destacada por sua atividade profissional, conduta de vida familiar positiva e exemplar, desempenho social e filantrópico, e por relevantes serviços prestados à comunidade campos-altense.

Sempre alegre, Sr. Paulo foi fundador da escola de samba “Tristeza Zero”, atração de destaque que animava o carnaval de rua em Campos Altos.

Paulo Ferreira de Carvalho, o Sr. Paulo da olaria faleceu no dia 20 de novembro de 2019 aos 79 anos e deixa um legado de companheirismo e boa convivência por onde passou.

Na sessão ordinária do dia 25 de novembro, a vereadora Itagina prestou sua última homenagem ao amigo e companheiro vereador com quem trabalhou por dois mandatos; os demais vereadores também deixaram suas mensagens de pesar à família.  A Câmara Municipal se solidariza com toda a família, manifestando sinceras condolências pela partida do Sr. Paulo Ferreira de Carvalho, que colaborou positivamente com as atividades da Casa Legislativa no seu tempo de vereança.