Campanha do Outubro Rosa foi assunto na Câmara Municipal

por Rejane Oliveira 2 publicado 10/11/2022 17h33, última modificação 10/11/2022 17h33

Vereadora Dulce usou a tribuna parlamentar na sessão ordinária do 17 de outubro para falar sobre o “Outubro Rosa”. Segundo o Inca – Instituto Nacional do Câncer, a data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. A vereadora Dulce ressaltou que o movimento existe desde os anos 90 e deixou uma mensagem para as mulheres: “nós mulheres devemos nos conscientizar, nos cuidar...vamos prevenir”.

A Vereadora Elquy comentou sobre o assunto dizendo que ainda falta conscientização da parte da mulher e se tocar, é um simples toque, pois a doença está atingindo mulheres cada vez mais jovens, disse a vereadora.

Já o Vereador Willer Enfermeiro falou da importância da prevenção, do autoexame e da divulgação, e aproveitou para falar que é necessário também facilitar os exames de mamografia e ultrassom para essas mulheres no município.