Fica instituído o Dia Municipal de Inclusão do Autista

por Rejane Oliveira 2 publicado 05/06/2023 08h21, última modificação 05/06/2023 08h21

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado anualmente em 2 de abril e o Vereador Waltair Geladeira apresentou o Projeto de Lei que institui o Dia Municipal de Inclusão do Autista a ser comemorado anualmente no dia 27 de março, passando a fazer parte do calendário oficial do município.

Recentemente foram discutidas na Câmara Municipal de Campos Altos várias demandas trazidas por pais de crianças diagnosticadas com o TEA - Transtorno do Espectro Autista. Todos os vereadores se envolveram na questão para ajudar encontrar soluções sobre o assunto. Na ocasião, o que se percebeu é que o poder público tem falhado reiteradamente no atendimento das demandas dessa parcela da população.

Os direitos mais básicos e já assegurados por lei não estavam sendo devidamente atendidos pelo município, o que evidenciou a necessidade de conscientização sobre os problemas vividos por essas crianças e seus pais e familiares. A contratação de professores de apoio e o atendimento com profissionais especializados, como psicólogos e fonoaudiólogos, eram as principais reivindicações dos pais das crianças com TEA.

Para conscientizar a população sobre os problemas enfrentados por essas crianças e seus familiares e, principalmente, para reforçar a necessidade de que o atendimento prestado pelo município seja ágil e eficiente, o Vereador “Geladeira” apresentou o projeto o qual também autoriza o Poder Executivo a promover campanhas que objetivam disseminar informações sobre a relevância de diagnósticos e intervenções precoces da síndrome, bem como conscientizar a sociedade sobre a necessidade de um acolhimento às famílias desses indivíduos que são diagnosticados com TEA. O projeto foi aprovado pelos vereadores e aguarda a sanção do prefeito municipal Paulo Almeida.