Lei Municipal reforça segurança nas agências bancárias da cidade

por Rejane Oliveira publicado 16/10/2019 15h09, última modificação 16/10/2019 15h09

Idealizada pelo vereador Luciano Haroldo, a Câmara Municipal aprovou a Lei Municipal no mês de abril do ano passado de nº 788/2018 que estabelecia medidas de segurança para funcionamento dos caixas eletrônicos das agências bancárias de Campos Altos. A medida foi prevista para solucionar ou amenizar os assaltos às agências no município que estavam aterrorizando a cidade.

De acordo com a lei municipal, nos estabelecimentos bancários, locais onde estão localizados os caixas eletrônicos, foram exigidos a instalar os seguintes equipamentos:

- Porta de aço escamoteável com fechamento automatizado, devidamente instalada em frente ao anteparo de vidro;

- Equipamento gerador de neblina de acionamento automatizado, com a finalidade de reduzir a visibilidade se a agência for invadida;

- Grades de aço em todas as janelas de acesso ao interior das agências ou aos locais de funcionamentos dos caixas eletrônicos, localizadas no térreo da edificação;

- Barras de metal, afixados na calçada, em frente aos locais de acesso aos caixas eletrônicos, para dificultar arrombamentos com veículos.

A agência que ainda faltava a cumprir com as exigências, a Agência Itaú Unibanco, no mês de setembro finalizou com as adequações, e hoje todas as agências bancárias de Campos Altos estão de acordo com as normas de segurança garantindo maior tranquilidade à população.

Os vereadores da gestão 2013/2016, Jair Fernandes e Irmão Flavinho, foram os autores do projeto de lei que resultou na Lei Municipal 719/2016 que já exigia a instalação de porta de aço escamoteável com fechamento automatizado nos locais onde estão instalados os caixas eletrônicos; lei esta que foi substituída pela Lei 788/2019 para incluir mais equipamentos e outras exigências.