O combate a pandemia da Covid-19 foi assunto na sessão ordinária entre os vereadores

por Rejane Oliveira publicado 29/06/2021 13h55, última modificação 29/06/2021 13h56

Na sessão ordinária do dia 31 de maio de 2021, o aumento dos casos de contaminação pelo vírus da covid-19 e a vacinação foram uns dos assuntos abordados pelos membros do Poder Legislativo Municipal. Os vereadores demonstraram preocupação e citaram algumas ações necessárias para tentar frear o avanço do vírus no município e questionaram o Poder Executivo sobre questões relevantes ao assunto.

*O Vereador Verinho solicitou o retorno do comitê de enfrentamento a pandemia da Covid-19 no município e que um vereador represente o Poder Legislativo para ficar por dentro da situação da doença no município; que no momento é primordial o cumprimento das regras de prevenção ao vírus, pois não há leitos de UTI disponíveis na região.

*O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Jonnas citou a importância dos fiscais principalmente nos fins de semana em bares, restaurantes e lanchonetes, onde pode haver aglomeração; aproveitou para pedir a compreensão da população em relação ao funcionamento da Casa de Leis que estará restrito a entrada de funcionários e vereadores, e o atendimento ao público se dará por telefone (37) 3426-9200 ou por e-mail camara@camposaltos.mg.leg.br; esta medida será adotada para resguardar a saúde dos servidores e o bom funcionamento da Câmara Municipal.

*O Vereador Waltair Geladeira cobrou do Poder Executivo o retorno da barreira sanitária em todas as entradas da cidade 24 horas por dia como forma de controlar o fluxo de chegada de pessoas ao município e diminuir o contágio, pois estão chegando muitos ônibus lotados com pessoas vindo de outros estados para trabalhar na safra de café; Geladeira também questionou o protocolo seguido pela Secretaria Municipal de Saúde na vacinação contra a covid-19, pois muitos trabalhadores no desempenhar de sua função estão expostos ao vírus, mas ainda não foram imunizados.

*O Vereador Willer Enfermeiro falou da necessidade das medidas de segurança, e que o fundamental é a conscientização das pessoas, pois muitos não dão importância a doença enquanto não é contaminado alguém da própria família; o vereador falou que como profissional da saúde tem presenciado a dificuldade de encontrar leitos nas UTIs e muitos pacientes infectados que não têm condições de comprar os medicamentos para controlar os sintomas, que são muito caros.

* A Vereadora Dulce também comentou sobre a live realizada pelo Prefeito Paulo Almeida e o Secretário Municipal de Saúde Elias Borges em que falavam da contratação de mais onze fiscais para o município, e a importância da conscientização da população na prevenção e combate ao vírus; Dulce também sugeriu ao Secretário Elias a continuidade da vacinação da população em geral abaixo dos 60 anos além das pessoas com comorbidades, pois a população mais infectada no momento são as de 30 a 50 anos que estão mais ativas, as que estão trabalhando.

*O Vereador Diego Voltz em seu comentário sugeriu ao Secretário de Saúde, Elias Borges, a possibilidade de realizar o teste rápido do covid-19 nos passageiros nordestinos que chegam nos ônibus lotados, a medida ajudaria na disseminação do vírus na cidade.

A Câmara Municipal de Campos Altos através de seus representantes está unida à população contra o coronavírus, e recomenda a todos para tomar as devidas precauções quanto a higiene, uso de máscara de proteção e evitar aglomeração.  Suas escolhas podem salvar vidas.