Prefeito Municipal usa tribuna e fala sobre o trabalho desenvolvido no primeiro semestre

por Rejane Oliveira publicado 13/10/2021 16h09, última modificação 13/10/2021 16h09

 

O Prefeito Paulo Almeida foi convidado pelos vereadores para falar sobre o trabalho desenvolvido neste primeiro semestre do mandato de sua gestão.

Dentre os muitos assuntos abordados pelo Prefeito e questionamentos feitos pelos vereadores, o Prefeito Paulo iniciou falando sobre as obras que estão em andamento no município: reforma do Ginásio Poliesportivo Prefeito Geraldo Guimarães no Bairro Camposaltinho; obras no Canil Municipal; a construção da creche próxima à Academia da Saúde, bem como adequações na Unidade de Saúde PSF I, respeitando e atendendo as exigências da Vigilância Sanitária e do Ministério Público. Paulo frisou que fez algumas contratações necessárias, respeitando o limite estabelecido pelo TAC – Termo de Ajustamento de Conduta emitido pelo Ministério Público, enquanto não realiza o concurso público, e citou que é impedido de reajustes salariais por parte do governo federal aos servidores municipais até o final de 2021, mas dentro da legalidade e das condições do município regularizou o piso nacional dos professores e agentes de saúde.

Quanto aos questionamentos dos edis, a Vereadora Dulce pediu informações sobre o plano de cargos e carreiras do município. O Prefeito disse que está sendo muito bem elaborado por uma empresa responsável, e o que for possível será feito em favor do funcionalismo público, momento em que destacou que assim que estiver pronto será enviado para a Câmara Municipal para ser bem analisado e votado pelos edis.

O Vereador Diego questionou ao Prefeito sobre as ruas que necessitam ser recapeadas, sobre o vandalismo praticado no Curumim e sobre melhorias para o Distrito de São Jerônimo. Diego também perguntou sobre a renovação do contrato do município com a Copasa e mencionou os problemas com o abastecimento de água. O Prefeito respondeu que aos poucos estão atendendo as necessidades do município, e aproveitou para agradecer ao Deputado Federal Marcelo Aro o recurso enviado para pavimentação e recapeamento asfáltica de algumas ruas de nossa cidade, viabilizado ano passado pelo ex-vereador Frederico Nery. Sobre o vandalismo no curumim, Paulo disse que vai realizar os reparos, mas é importante a conscientização, pois se não houver esta compreensão, o vandalismo continuará. Com relação a São Jerônimo, o Prefeito Paulo disse que tem planos de construir uma fábrica de bloquetes, pavimentar as ruas do Distrito com bloquetes e além disso gerar empregos para a população.  Sobre a Copasa, o Prefeito disse que já vai soltar o chamamento público, inclusive contatar a Copasa para discutir e outras empresas para ouvir propostas e investimentos a apresentar e providenciar a licitação da prestação do serviço de tratamento e abastecimento de água no município de Campos Altos.

O Prefeito Paulo esclareceu que cada secretário lotado em sua secretaria tenta fazer ao máximo pelo município e que toda primeira sexta-feira do mês reúne com eles para repassar as demandas.  

O Vereador Waltair Geladeira perguntou ao Prefeito sobre sua solicitação feita desde o início do ano, da possibilidade de construir uma cobertura de proteção, independente do clima, aos pacientes que aguardam atendimento, os quais ficam expostos ao sol e chuva durante a espera no Psf Francisco Santirocchi e sobre uma emenda parlamentar que sairá destinada ao Bairro Vale do Sol para construção de um de muro de arrimo; o vereador questionou se o prefeito se comprometia com a construção. O Prefeito Paulo disse que a cobertura ainda não foi possível devido ao excesso de demandas que teve que atender, dentre elas as adequações na Unidade de Saúde PSF I apresentadas pela Vigilância Sanitária. Quanto à emenda destinada ao Bairro Vale do Sol, Paulo disse que não dará uma resposta antecipada à questão antes de conhecer e analisar os dados concretos.

O Vereador Willer questionou ao Prefeito Paulo quanto a geração de empregos, iluminação e paisagismo na entrada da cidade, a necessidade de instalar placas de sinalização e construção de faixas elevadas. O Prefeito falou sobre o distrito industrial, reforçou seu desejo de construir a fábrica de bloquetes para gerar empregos; disse estar analisando a construção de faixas elevadas, e quebra-molas não será mais construído, pois danificam os veículos e as indenizações recaem sobre o município. Quanto ao investimento paisagístico na entrada da cidade, o Prefeito esclareceu que necessita de recursos para o serviço. Paulo falou sobre a adoção de praças, projeto de autoria desta Casa de Leis, um incentivo a população e sobre o interesse do Sicoob em cuidar da praça da rodoviária.

O Vereador Irmão Flavinho usou a palavra somente para agradecer ao Prefeito a limpeza feita no Bairro Vale do Sol.

Já a Vereadora Elquy reforçou o paisagismo na entrada da cidade e disse ter pedido apoio a vários empresários e que alguns já se comprometeram a ajudar e só aguardam o projeto da prefeitura. A Vereadora Elquy também questionou ao Prefeito sobre a possibilidade de concessão de um abono salarial aos profissionais da saúde que prestam serviços diretamente relacionados com medidas de enfrentamento da COVID-19, e a demanda ou falta de médicos plantonistas no Pronto Atendimento. O Prefeito Paulo reiterou sua preocupação com o PAM, e disse não faltar médicos “pode até não estar o profissional que a pessoa quer, mas ficar sem médico não fica”, o que também foi reforçado pelo Secretário Municipal de Saúde, Elias Borges, presente no plenário. Elias também esclareceu que o recurso enviado para a pandemia da covid-19, veio para ser gasto com material, insumo, e demais custeios para o enfrentamento à doença, e não especificamente com o abono aos técnicos da saúde.

Outro ponto citado pela Vereadora Elquy, foi a sugestão de embarque de café através da linha férrea já que a demanda de transporte na cidade é grande, momento em que o Prefeito a parabenizou pelo assunto abordado e disse que tem projetos sobre isso, Campos Altos surgiu da linha ferroviária, que em conversa com o Sr. José Maria Maribondo, ele sugeriu além do embarque de café o desembarque de insumos.

A Vereadora Elquy também falou sobre a fábrica de bloquetes que o prefeito pretende fazer e o Prefeito complementou através de Rideny o Secretário de Cultura, sobre a reforma da igreja do distrito e restauração da imagem de São Jerônimo. Também foi questionado pela vereadora sobre o auxílio funeral, a necessidade de construir um velório municipal dentro do cemitério, e jazigos e terrenos para pessoas de baixa renda. O Prefeito informou que deseja construir o velório num terreno ao lado do cemitério, e que o auxílio funeral é de R$ 1000,00 que funciona em parceria com a funerária que oferece a urna de qualidade e ornamentação dentro deste valor. A Vereadora Elquy perguntou ao Prefeito Paulo sobre as câmeras de videomonitoramento as quais ainda não foram instaladas; o Prefeito esclareceu que as pendências estão na licitação, uma empresa desclassifica a outra, e ainda não terminou o processo licitatório.

O Prefeito Paulo sugeriu aos vereadores solicitar aos seus deputados emendas parlamentares para a construção do cemitério municipal e do quartel da polícia militar, pois este é o momento para conquistar recursos.

error while rendering plone.comments