Presidente do TRE-MG recebe homenagem da Câmara Municipal

por Rejane Oliveira publicado 27/06/2019 09h55, última modificação 27/06/2019 09h57

No dia 14 de junho de 2019, a Câmara Municipal realizou a cerimônia de outorga do Título de Cidadania Honorária ao Desembargador Dr. Pedro Bernardes de Oliveira. A homenagem aconteceu no Salão Dalva’s Buffet e foi prestigiada pela família do homenageado, sua esposa a senhora Regina Izabel Bengtsson Bernardes, sua filha Marília Bengtsson Bernarde, autoridades do TRE-MG; Prefeitos das cidades, de Uberaba, Pratinha, Córrego Danta, Tapiraí; Juízes, vereadores de diversas cidades, pelo Deputado Estadual Bosco, além das autoridades do município de Campos Altos: Presidente da Câmara Municipal, Vereador Lãozinho, Vereadores Frederico Nery, Verinho, José Adolar, Maiquinho, Jonnas; o Prefeito Paulo Almeida; Juiz Diretor do Fórum de Campos Altos Dr. Renan Bueno; 2º Sgto da PM Fabiano Peres; 1º Sgto do CBM/MG Luiz Carlos Costa; Dra. Alba Waléria representante da Subseção da OAB; Wladimir Camilo chefe do Cartório eleitoral; secretários municipais, dentre outros.

Dr. Pedro Bernardes é natural de São Gotardo, exímio representante do Poder Judiciário, Desembargador e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, possui em seu currículo uma brilhante carreira reconhecida por condecorações e medalhas concedidas pelo Governo do Estado de Minas Gerais. Dr. Pedro Bernardes teve relevante contribuição para o não fechamento do cartório eleitoral no município de Campos Altos, quando na questão do rezoneamento eleitoral no ano passado. O TSE – Tribunal Superior Eleitoral determinou que uma zona eleitoral deveria ter ao menos 17 mil eleitores e uma determinada densidade demográfica, que varia de acordo com o tamanho do território do município e do número de eleitores.

A 327ª zona eleitoral em Campos Altos composta também por Santa Rosa da Serra, atualmente somam 14 mil eleitores. Segundo a Justiça Eleitoral, o rezoneamento eleitoral traria economia aos cofres públicos. Porém, para Campos Altos seria um retrocesso, que voltaria a pertencer a zona eleitoral de Ibiá como antigamente. 45 cidades que tiveram as zonas eleitorais extintas foram transformadas em postos de atendimento. Graças a união e empenho das autoridades: Vereadores da Câmara Municipal de Campos Altos, Prefeito Paulo Almeida, Deputado Anselmo Domingos, Desembargadores Dr. Pedro Bernardes e Dr. Geraldo Domingos Coelho, Chefe do cartório Wladimir Camilo e Dra. Alba Waléria, nossa Campos Altos permanece com a zona eleitoral no município.

Por isso, em reconhecimento a sua atenção à necessidade dos munícipes, foi indicado pela Casa de Leis, o Título de Cidadania Campos-Altense ao nobre desembargador Dr. Pedro, de iniciativa do Presidente da Câmara de Campos Altos, vereador Lãozinho, aprovado em plenário pelos edis.

Em seu discurso, Dr. Pedro demonstrou em suas palavras seu agradecimento aos vereadores pela concessão da honraria, de se tornar cidadão de Campos Altos e ressaltou que era com muita honra que recebia o título honorífico de uma cidade acolhedora, aprazível, vizinha de sua terra natal. O Des. Dr. Pedro Bernardes enalteceu a importância da Câmara Municipal, como sendo o órgão que mais se aproxima da legítima democracia, em que a vereança tem o elevado grau de representatividade pelo contato direto com o povo.

Em seu pronunciamento, o Presidente da Câmara, Vereador Lãozinho, dignificou a colaboração do desembargador Dr. Pedro Bernardes, assim como os demais que tiveram o momento da palavra; o Pref. Paulo Almeida, o Juiz Diretor do Fórum de Campos Altos Dr. Renan, o Juiz membro da Corte Eleitoral Dr. Marcelo Vaz e o Dep. Bosco.