Vereadores Mirins visitam CBMM

por Rejane Oliveira publicado 20/08/2019 09h10, última modificação 20/08/2019 09h10

No dia 16 de julho de 2019, a secretária da Câmara Municipal de Campos Altos e coordenadora do Projeto Câmara Mirim, Larissa Gonçalves, acompanhou os jovens vereadores a cidade de Araxá para uma visita à CBMM – Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, líder mundial na produção e fornecimento de produtos de Nióbio.

Os visitantes foram recepcionados por Larissa Veloso, engenheira ambiental da empresa CBMM, que apresentou ao grupo o Espaço Memória – espécie de museu, onde através de exposições de fotos, premiações, peças antigas, a engenheira contou a história da empresa CBMM criada em 1955 e como é feita a extração do nióbio na mina de Araxá. Em seguida Larissa mostrou ao grupo o CDA – Centro de Desenvolvimento Ambiental.

O Centro de Desenvolvimento Ambiental da CBMM abrange um complexo de 25.000 metros quadrados dentro do parque industrial de Araxá, servindo de base comum para iniciativas como educação ambiental, um criadouro cientifico de fauna e um viveiro de mudas.

As muitas espécies de plantas no viveiro de mudas são nativas da flora do cerrado, usadas para paisagismo da CBMM e em parceria com a prefeitura de Araxá também contribui com o projeto de arborização da cidade, assim como na zona rural para reflorestamento.

A engenheira Larissa Veloso explicou que o criadouro é regularizado pelo Ibama e com o propósito de conservação dos animais silvestres, ameaçados ou já em extinção; que também com autorização do Ibama é feito uma espécie de intercâmbio com animais de outros criadouros e ou zoológicos com objetivo de reprodução para manter a espécie.

Também acompanharam a visita, as professoras Cidinha (Escola Joaquim Domingos) e Núbia (Escola Amélia Franco) e as servidoras da Câmara Municipal, Rejane Oliveira e Ayla Andrade.