Vereadores se juntam a protesto contra o Governo do Estado

por Rejane Oliveira publicado 04/09/2018 13h27, última modificação 04/09/2018 13h27

No dia 21 de agosto de 2018, o Prefeito Paulo Cezar de Almeida seguiu para capital mineira onde se juntou aos mais de 500 prefeitos municipais, e também, vereadores, secretários municipais e servidores públicos para uma mobilização realizada pela AMM – Associação dos Municípios Mineiros. O objetivo da mobilização foi para demonstrar a insatisfação pela dívida do Estado com os municípios.

Os gestores municipais se reuniram na Cidade Administrativa e seguiram em carreata para o Palácio da Liberdade onde se encontraram com os servidores públicos para manifestarem seu descontentamento com as ações do Governo do Estado em relação aos atrasos constantes dos repasses de verbas aos municípios mineiros. A legislação brasileira determina o repasse imediato da cota-parte dos municípios na arrecadação gerada pelo ICMS e IPVA, porém, esta verba, que é fundamental aos caixas dos municípios, está sendo confiscada pelo Governo do Estado.

No interior, também aconteceram manifestações locais realizadas pelos servidores públicos municipais. Em Campos Altos, os servidores e secretários se concentraram na porta da Prefeitura as 8 horas e saíram em passeata pelas ruas com faixas e cartazes em protesto ao descaso do governo estadual, pois o atraso poderá também comprometer seus salários no final do mês, caso o governo não regularize a situação.

A Presidente da Câmara Municipal de Campos Altos, vereadora Cléia e a secretária de gabinete, Magela Guimarães, saíram à frente do protesto com a bandeira de Campos Altos, juntamente com os secretários municipais Marco Aurélio de Assis, Janete Borges, Emerson Silva, Rideny Martins, Altair Berton, assessores, chefes de departamentos e também os vereadores Frederico Nery e vereadora Itagina que representaram a classe dos servidores; com cartazes e a bandeira de Minas Gerais, reivindicavam respeito ao trabalho dos servidores e para os municípios mineiros.