Vereadores visitam Usina de Reciclagem

por Rejane Oliveira publicado 05/11/2018 20h03, última modificação 05/11/2018 20h03

No dia 2 de outubro de 2018, a Presidente da Casa de Leis, vereadora Cléia e os vereadores Verinho e Itagina, o Prefeito Paulo Almeida, o assessor jurídico Dr. André e o Secretário Municipal de Obras, Altair Berton se reuniram com o Sr. Zeh Filho proprietário da empresa Ponto A responsável pela coleta do lixo no município de Campos Altos, e seu funcionário Waistem Cloves para esclarecer as muitas reclamações de alguns moradores.

Zeh Filho disse que o encontro era muito bom e necessário, e que entendia a cobrança dos vereadores por serem estes cobrados também por representar a população na Câmara Municipal.

Zeh Filho explicou que teve dificuldades na frota de veículos que faz o serviço: um caminhão se acidentou e outro estragou, limitando assim as atividades da Ponto A num curto prazo.

Ele reconheceu que teve falhas na coleta do lixo, porém foram solucionadas rapidamente e que no período vigente do contrato, esta foi a primeira reclamação. Zeh ainda convidou os vereadores para conhecer a Ponto A e o processo de triagem do lixo.

No dia 9 de outubro, a Presidente Cléia e os vereadores Verinho e José Adolar estiveram em Ibiá para uma visita a Ponto A e ficaram admirados com a organização e limpeza da usina.

Os vereadores conheceram as instalações da empresa e todo processo feito com o lixo. Zeh explicou que o primeiro passo é a coleta porta a porta diariamente no município. Ele ressaltou que a seletividade do lixo úmido e do descartável não tem sido feito pela população e que isso prejudica no volume coletado diariamente.

Após a coleta é feito um trasbordo no próprio município de Campos Altos, o lixo é transferido para caixas contêiner e depois transportado para a unidade de Ibiá, onde é feito à triagem de todo o lixo, separando os materiais que posteriormente irão para a reciclagem.

Os principais materiais recicláveis são: garrafas pet, latas de alumínio, papelão, plástico duro, transparente e colorido, latas de conservas, caixas tetra pak, entre outros. São descartados materiais que estão contaminados com sujeira e materiais orgânicos, que encaminhados para a cidade de Betim/MG são descartados na Essencis - empresa ambiental para o tratamento, valorização e destinação de resíduos.

Zeh Filho conta com uma equipe de primeira: são cinco coletores em Campos Altos e um motorista; na unidade de Ibiá trabalham oito pessoas nas esteiras de triagem e prensa, dois motoristas e um coordenador de campo; totalizando diretamente dezessete pessoas neste trabalho, das quais Zeh tem muito respeito e carinho, e também valoriza esta parceria que até reservou para eles um local para lazer e descanso após as refeições.

Na própria usina, foi montada uma oficina mecânica e contratado um profissional para atender algum reparo de urgência dos caminhões.

A Empresa Ponto A possui licença Ambiental de funcionamento do empreendimento, que permite triar o lixo; licença de trasbordo; licença rodoviária de transporte de lixo; e licença para acondicionar material que seja inerte ao meio ambiente. Portanto, possui todas as licenças necessárias de acordo com a lei, uma empresa regulamentada e preocupada com o meio ambiente.

A Presidente Cléia e os vereadores Verinho e José Adolar parabenizaram o Sr. Zeh Filho pela organização e funcionamento da usina e pelo respeito com que trata seus funcionários. Zeh frisou que está à disposição dos vereadores para qualquer dúvida e reforçou o convite aos demais vereadores para que conheçam a usina de reciclagem.